Pesquise Aqui

segunda-feira, 16 de março de 2015

Modelo OSI e suas camadas.


Assim foi criado o padrão internacional 7498, denominado Open Systems Interconnection, que define um modelo de referência para a interconexão de sistemas abertos.
 
Modelo OSI define um conjunto de 7 camadas e de funções a serem executadas em cada camada. Esse número (sete) não é propriamente um número mágico, mas é um compromisso entre gerenciabilidade e desempenho (poucas camadas significa acúmulo de funções na mesma camada e maior dificuldade de implementação, e muitas camadas pode implicar em dificuldade de gerenciar um número grande de camadas).
 
• Cada camada deve executar uma função bem definida; 
• A função de cada camada deve ser escolhida tendo em vista a definição de protocolos padronizados internacionalmente;
 • As fronteiras entre camadas devem ser escolhidas de forma consistente com a experiência passada bem sucedida;
 • Uma camada deve ser criada se houver necessidade de um nível diferente de abstração no tratamento de dados, por exemplo, morfologia, sintaxe, semântica;
 • Os limites da camada devem ser escolhidos para reduzir o fluxo de informações transportado entre as interfaces; 
 
• O número de camadas deve ser suficientemente grande para que funções distintas não precisem ser desnecessariamente colocadas na mesma camada e suficientemente pequeno para que a arquitetura não se torne difícil de controlar. 
 
A Figura abaixo apresenta a denominação de cada camada no Modelo OSI ilustrando sua função precípua. Considera-se que exista um meio físico conectando os diferentes sistemas:
 

 
CAMADA 7 - APLICAÇÃO
 
 A camada de aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. Por exemplo, se você quiser baixar o seu e-mail com seu aplicativo de e-mail. ele entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando este pedido. 
 
CAMADA 6 - APRESENTAÇÃO
 
 A camada de Apresentação, também chamada camada de Tradução, converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado. Um exemplo comum é a conversão do padrão de caracteres (código de página) quando, por exemplo, o dispositivo transmissor usa um padrão diferente do ASCII, por exemplo. Pode ter outros usos, como compressão de dados e criptografia.
 
CAMADA 5 
 
SESSÃO A camada de sessão permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Nesta sessão, essas aplicações definem como será feita a transmissão de dados e coloca marcações nos dados que estão sendo transmitidos. Se porventura a rede falhar, os computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação recebida pelo computador receptor.
 
CAMADA 4 - TRANSPORTE 
 
A camada de Transporte é responsável por pegar os dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos pela rede, ou, melhor dizendo, repassados para a camada de Rede. No receptor, a camada de Transporte é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede e remontar o dado original para enviá-lo à camada de Sessão. Isso inclui controle de fluxo (colocar os pacotes recebidos em ordem, caso eles tenham chegado fora de ordem) e correção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de reconhecimento , informando que o pacote foi recebido com sucesso.
 
CAMADA 3 - REDE 
 
A camada de Rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades. Como você pode ter percebido, falamos em rota. Essa camada é, portanto, usada quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, há mais de um caminho para um pacote de dados trafegar da origem até o destino.
 
CAMADA 2 - LINK DE DADOS ou ENLACE
 
A camada de Link de Dados (também chamada camada de Enlace) pega os pacotes de dados recebidos da camada de Rede e os transforma em quadros que serão trafegados pela rede, adicionando informações como o endereço da placa de rede de origem, o endereço da placa de rede de destino, dados de controle, os dados em si.
 
A CAMADA 1 - FÍSICA 
 
pega os quadros enviados pela camada de Link de Dados e os transforma em sinais compatíveis com o meio onde os dados deverão ser transmitidos. Se o meio for elétrico, essa camada converte os Os e 1s dos quadros em sinais elétricos a serem transmitidos pelo cabo. Se o meio for óptico (uma fibra óptica), essa camada converte os Os e 1 s dos quadros em sinais luminosos e assim por diante, dependendo do meio de transmissão de dados.

Um comentário: